Faq
Este é o nosso FAQ, onde você pode encontrar respostas para
perguntas frequentes. Caso sua dúvida persista, não hesite em nos contatar via WhatsApp
para uma conversa personalizada.
Os pontos registrados no relógio físico e os pontos
do aplicativo ficam instantaneamente disponíveis na plataforma de
gestão. Todos os pontos estão disponíveis em tempo real para consulta no
app pelo funcionário. Através da plataforma de gestão o gestor pode
fazer inúmeras atividades administrativas como lançar ausências,
corrigir pontos, consultar relatórios, estatísticas, fechar a folha de
ponto e enviar para a assinatura virtual do funcionário.
O relógio é capaz de processar as batidas de ponto
por impressão digital e por reconhecimento facial em frações de segundo.
As faces ou impressões são registradas no relógio e transmitidas para a
plataforma de gestão.
Um novo colaborador deve ser cadastrado na
plataforma de gestão e no relógio de ponto utilizando o mesmo número de
matrícula. Isso criará uma ponte entre os pontos batidos no relógio para
aparecerem instantaneamente no sistema, associados ao funcionário.
Os pontos físicos são armazenados no relógio e na
plataforma de gestão. O funcionário pode consultar os pontos pelo seu
acesso no sistema online.
As informações do relógio são transmitidas pela
internet, ficando instantaneamente disponíveis no sistema. Em caso de
indisponibilidade da rede ou da ausência de um cabo TCP/IP, os pontos
podem ser transmitidos por pen drive.
Os pontos batidos são instantaneamente armazenados
no relógio. Os dados originais da sua empresa ficam guardados na
plataforma de gestão. Uma cópia para consulta fica hospedada no servidor
protegido da Evartel, para que seus funcionários e RH possam acessar as
informações dos pontos de qualquer lugar, a qualquer horário.
Ao final de cada mês, o RH da empresa pode
selecionar um ou vários funcionários cujos pontos já estejam
consolidados e emitir os horários finais com todas as discriminações de
horas trabalhadas/extras.
Os relógios devem ser instalados próximos aos pontos
de entrada e saída dos funcionários na empresa. É importante que haja um
cabo de rede (TCP/IP) e uma tomada para fornecimento de energia perto de
cada relógio. Para empresas maiores com vários setores, a alternativa é
ter um relógio para cada setor, evitando filas e aglomerações.
A instalação dos relógios é relativamente rápida,
salvo a ocorrência de algum imprevisto. Em torno de 30 minutos já está
tudo pronto.
A Evartel se encarrega de levar as ferramentas e
materiais necessários para a instalação, sendo requerido da empresa uma
infraestrutura de rede que leve um cabo TCP/IP até os pontos dos
relógios e acesso próximo à energia elétrica.
Não há custo para instalação.
A Evartel considera de extrema importância a
inclusão social nas empresas. Com isso em vista, caso haja alguma pessoa
com algum tipo de deficiência física na empresa, há flexibilidade em
nosso sistema para instalação de relógios em pontos mais baixos e
registros alternativos, com a finalidade de deixar todas as pessoas da
empresa o mais confortáveis possível.
Ao contrário do que nos acostumamos, eletrônicos que
se tornam obsoletos rapidamente para incentivar a troca, os relógios de
ponto vendidos pela Evartel não possuem previsão de tempo para
apresentarem defeito. Um comprometimento da empresa e dos funcionários
de cuidar bem dos relógios é o suficiente para garantir uma boa
durabilidade ao aparelho.
Assim como todo equipamento tecnológico, um aparelho
que possa ser usado com menos interações físicas durará mais tempo. O
relógio de impressão digital, apesar de ter, por si só, uma boa duração,
fica mais propenso a apresentar problemas por estar sujeito ao manuseio
frequente de todos os funcionários. Sendo assim, sua durabilidade
depende muito mais da boa conduta dos usuários ao utilizá-lo. Em tempos
de pandemia onde todo contato físico deve ser evitado, a preferência tem
sido pelos equipamentos de reconhecimento facial.
Os relógios têm garantia de fábrica para defeitos
inesperados por um ano. Qualquer problema que surja por falha interna (e
não pela má administração do equipamento) está coberto. Quanto à
assistência técnica, dúvidas de funcionamento e outras questões gerais,
a Evartel se disponibiliza para ajudar por telefone e e-mail. Caso haja
necessidade de visita técnica, é necessário agendamento de manutenção.
Dependendo da região, a distribuidora de energia
elétrica tem procedimentos para o ressarcimento de danos provocado por
picos de tensão. No caso de Belo Horizonte, a CEMIG disponibiliza uma
solicitação para este ressarcimento, e é responsável por avaliar se as
falhas apresentadas no equipamento se deram por conta do pico de
energia.
Ao fechar um acordo com a Evartel para a gestão de
seus funcionários, você tem a garantia de uma empresa que não te deixará
na mão caso precise de ajuda ou tenha alguma dúvida de funcionamento.
Estamos sempre prontos para prestar serviços de manutenção, e os
relógios vêm com garantia de um ano de fábrica.
Preço máximo de R$ 4,90 por colaborador ativo.
Mensalmente é gerado um boleto observando quais colaboradores fizeram
uso do sistema, e este boleto é enviado com a Nota Fiscal de Serviço. A
única cobrança além desta é a taxa de servidor por empresa, de R$ 25,00.
Orgulhosamente somos a empresa de controle de ponto
com os menores valores nacionais.
Sim. A partir de 100 usuários o valor cobrado por
colaborador é reduzido.
Os equipamentos possuem garantia de fábrica de um
ano caso apresentem defeitos. Em caso de dúvidas de funcionamento do
software ou aplicativo, a Evartel fica feliz em resolver o problema sem
custos adicionais. Caso haja um problema que necessite de assistência
presencial, ocorrerá um custo de manutenção que varia dependendo das
particularidades do problema, fazendo-se necessário um orçamento.
Cada empresa possui uma estrutura física e interna
diferente, e estamos preparados para os mais variados perfis. Entre em
contato conosco para te ajudarmos a chegar na melhor opção para sua
empresa.
Legalidade perante o Ministério do Trabalho,
controle de gestão e equipe sem dor de cabeça, fechamento da folha de
ponto mensalmente em 5 minutos, análise estatística de todo o quadro de
colaboradores para tomada de decisões, e uma empresa parceira que jamais
te deixará na mão.
Atualizações no aplicativo são disponibilizadas em
tempo real para todos os clientes.
Os pontos são disponibilizados em tempo real no
aplicativo, disponíveis para consulta pelo funcionário e pelo gestor com
o tempo exato do ponto batido.
Desde que o ponto tenha sido registrado após a
contratação da Evartel, todos os pontos estão disponíveis para consulta
a qualquer momento.
O comprovante de ponto virtual fica disponível para
consulta e download pelo app do colaborador. No aplicativo existe o menu
“Histórico”, que dispõe de todos os registros por intervalo de datas.
O RH pode alterar e corrigir pontos, que figurarão
no app como E/S, porém os pontos originais não serão eliminados da
consulta. Caso o funcionário discorde do ponto alterado pelo RH, ele
deverá entrar em contato com o RH da empresa para esclarecimentos, e o
RH pode novamente alterar o ponto caso seja necessário.
Todos os registros feitos pelo funcionário estarão
disponíveis no aplicativo. Tenham sido alterados ou não, o registro
original permanecerá lá. Pontos com E/S ao lado indicam que foram
alterados ou consolidados pelo RH.
Pontos batidos pelo funcionário no relógio são
inalteráveis e únicos, e serão sempre exibidos no aplicativo. Caso sejam
alterados, o funcionário terá ciência disso ao abrir a consulta.
Os relógios possuem garantia de fábrica de um ano.
Qualquer defeito neste período que não tenha sido decorrido do manuseio
poderá ser resolvido através da garantia. Além desse tempo, a Evartel
continua disponível para disponibilizar assistência. No período em que o
relógio apresentar defeito, todos os registros podem ser feitos
remotamente e entrarão perfeitamente no sistema.
Sempre tentaremos resolver o problema de forma
instantânea e remota. Se for um defeito do relógio que necessite de
envio para a fábrica, pedimos prioridade no atendimento, que pode levar
de 24h até 2 semanas, dependendo da gravidade do problema. Enquanto isso
os registros podem ser feitos diretamente pelo aplicativo, de forma a
não prejudar a empresa.
Caso o relógio tenha que ser levado para manutenção,
a Evartel disponibiliza registro de ponto remoto diretamente no
aplicativo. Desta forma, o horário dos funcionários continua sendo
controlado e registrado enquanto o serviço é feito.
Para o hardware, caso o relógio apresente mal
funcionamento, a garantia de um ano cobre inteiramente a reparação e
reposição do aparelho. Caso o problema tenha surgido pelo manuseio do
equipamento, um orçamento deve ser feito para a solução do problema.
Toda manutenção necessária deve ser comunicada à
Evartel. A manutenção dos relógios dentro do prazo de garantia é feita
diretamente na fábrica. Qualquer outro problema é administrado
diretamente com a Evartel.
Os relógios possuem garantia de fábrica de um ano, e
a Evartel age como facilitadora para a resolução de qualquer problema
técnico.
Como qualquer outro aparelho tecnológico, a garantia
não cobre defeitos advindos do mal uso, deterioração natural (após o ano
inicial) ou danos causados por terceiros.
Assim como com outros aparelhos tecnológicos, a
garantia não cobre defeitos decorrentes do mal uso, deterioração natural
(após o ano inicial) ou danos causados por terceiros.
Abrir mão da garantia não é uma opção. Todos os
equipamentos vêm com garantia de fábrica, e da mesma forma, os softwares
possuem funcionamento garantido. Caso esteja em busca de um desconto,
entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar.
Portaria é um documento de ato administrativo de
qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação
de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de
execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra
determinação da sua competência. Assim como para qualquer outro setor
trabalhista, existem portarias específicas para relógios de ponto.
Contratando a Evartel, você já atende. A portaria
1.510 era extremamente restrita em relação a quais relógios permite,
sendo estes somente os homologados pelo INMETRO, que são obrigados a
imprimir comprovante impresso em papel. Para ter o relógio homologado,
as fabricantes precisam pagar uma elevada taxa ao INMETRO, valor que se
traduz no preço final cobrado pelo REP às empresas. Além disso, o
obsoleto comprovante de papel, além de gerar custos semanais e mensais
para a empresa em reposição de bobinas, age na contramão da
sustentabilidade. Normalmente, estes comprovantes acabam sendo jogados
fora após terem sido produzidos com materiais que não podem ser
reciclados (muitas empresas mantém uma lixeira ao lado do relógio de
ponto). A portaria 671 veio para ajudar, pois permite o meio de registro
de ponto por meios alternativos, com responsabilidade ambiental.
As portarias existem para garantir que a lei seja
aplicada integralmente. Ao não atender uma portaria, a empresa está
sujeita às devidas punições do poder executivo do Governo Federal.
A portaria 671 é uma flexibilização dos limites e
restrições da portaria 1.510. Ela abrange os meios alternativos de
registro de ponto como, por exemplo, o ponto virtual, e possui uma gama
maior de aparelhos disponíveis para efetuar esse registro. Em outro
aspecto, o comprovante de ponto para atender a portaria 671 não
necessariamente tem que ser impresso por bobina de papel, gerando menos
gastos para a empresa e levando em consideração a sustentabilidade.
A Evartel atende à portaria 671, pela liberdade e
modernidade que ela permite, e especialmente pelos ganhos para o Meio
Ambiente ao eliminar o desperdício de papel não-reciclável.
Não. Comprovantes de ponto virtual disponibilizados
no aplicativo são o suficiente.
Nada, ficam todas armazenadas no relógio sem
problemas.
Não é necessário chamar a assistência após uma queda
de energia, as configurações do seu relógio ficarão preservadas.
O relógio tem bateria para manter a autonomia em caso de perda de energia por várias horas seguidas?
Alguns relógios tem autonomia para funcionar sem
bateria por até 4 horas, podendo ocasionalmente resistir por períodos
mais longos. Outros dependem diretamente de um cabo de energia para
funcionar. Depende somente do modelo.
Não, essa é uma prática totalmente antiética. A
queda de energia não é culpa da empresa, por que ela deveria pagar
alguma taxa para poder religar o aparelho que ela mesma adquiriu? A
Evartel não trabalha com essa proposta.
Caso o relógio passe a apresentar problemas após um
pico de energia, a empresa deve verificar qual o procedimento para
cobrar um ressarcimento por parte da distribuidora elétrica.
Infelizmente, esse tipo de situação para equipamentos elétricos não é
coberto pela garantia da fabricante, sendo responsabilidade da
fornecedora de energia elétrica a reposição de equipamentos avariados.
Caso precise de ajude sobre como proceder nesses casos, ficamos felizes
em ajudar!
Disponíveis na plataforma de gestão.
Ninguém além da própria empresa possui acesso aos
pontos dos funcionários dela.
A Evartel preza pela confidencialidade dos dados de
todas as empresas contratadas, não ficando disponíveis para nenhum tipo
de consulta externa.
As informações são armazenadas no relógio e no
servidor externo da Evartel para que sejam acessíveis pelos funcionários
através do aplicativo.
A Evartel preza pela confidencialidade de todas as
informações das empresas contratantes. Todos os dados continuarão
privados e sem possibilidade de consulta externa. Veja mais detalhes em
nossa Política de
pivacidade.
Ninguém além da própria empresa possui acesso aos
pontos dos funcionários dela.
Pelo aplicativo, para o login do funcionário, estão
disponíveis a informação dos pontos do dia, o histórico de pontos
anteriores, as informações pessoais, a possibilidade de pontos por
reconhecimento facial e sem o banco de horas salvo, o histórico de
pontos, o histórico de folhas e a possibilidade de sugestão de correção
de pontos. Para o login administrativo (RH e gerência) estão disponíveis
as informações citadas para todos os funcionários da empresa, bem como
um painel administrativo com incontáveis funcionalidades gerenciais.
Sim, o gerente possui login administrativo.
Sim, o aplicativo consta com todas as informações de
pontos do dia, o histórico e o comprovante de pontos.
O aplicativo está no formato de aplicação web, sendo
acessível de qualquer plataforma com acesso à internet. A recomendação
para o RH da empresa que irá administrar o sistema é baixar o aplicativo
na área de trabalho, onde poderá lidar dinamicamente com as solicitações
de ponto remoto.
Sim, desde que possua acesso à internet.
Sim, com ou sem reconhecimento facial.
O ponto remoto é batido diretamente pelo aplicativo,
com 5 fatores de segurança: login e senha, geolocalização, identificação
do dispositivo, identificação da rede e reconhecimento facial.
Sim, o aplicativo consta com a função de histórico
por datas selecionáveis, você pode consultar seus pontos de um dia
específico no passado, ou selecionar um intervalo de datas para
consulta.
Os pontos no aplicativo não possuem data de
expiração. Uma vez inseridos no sistema, eles permanecerão lá enquanto a
empresa quiser ou até que o cadastro seja removido.
Sim, os pontos podem ser acessados de qualquer local
e qualquer plataforma, desde que haja acesso à internet.
O gestor pode cadastrar a funcionalidade chamada de
Cerca Virtual, delimitando um perímetro em que o funcionário só poderá
bater o ponto de dentro dele.
A lista de relógios homologados pelo INMETRO
consiste em uma lista de equipamentos aprovados para atender a portaria
1.510, que tem como um dos requisitos o comprovante de ponto impresso em
papel. Além dos gastos semanais com bobinas, a empresa fabricante que
optar por colocar um relógio na lista de relógios homologados deve pagar
taxas altíssimas anuais, o que leva vários fabricantes a optar por não
entrar nessa lista e atender a estes requisitos.
Os relógios desta lista atendem a portaria 1.510.
A portaria 1.510 não condiz com os valores adotados
pela Evartel. Aqui, acreditamos em minimizar os gastos da empresa e
orientar seu tempo para a produtividade. Não é produtivo arcar com
gastos semanais em bobinas de papel, bem como não é produtivo uma
mensalidade para uso de um sistema de gestão de pontos. A Evartel adota
a portaria 373 porque isso permite o uso de relógios menos custosos aos
clientes, dotados da mesma confiabilidade, pensando no Meio Ambiente e
com abertura para inovações tecnológicas.
Não. Ao optar pelo contrato da Evartel, que atende a
portaria 671, você estará optando por um sistema de gerenciamento de
ponto com mais funções, direito de uso do aplicativo e comprovante de
ponto virtual.
Ao longo das três décadas de operação da Evartel na
Argentina, a gama de relógios foi afunilada para as opções mais
escolhidas entre os clientes. Trabalhamos com relógios de impressão
digital e reconhecimento facial para atender qualquer tipo de demanda
dos clientes. Cada empresa possuí características que levam à
preferência de um relógio específico. Em época de pandemia em que todo
contato físico deve ser evitado, a preferência tem sido por relógios de
reconhecimento facial. Entre em contato conosco para saber a melhor
opção para a sua empresa, ficaremos felizes em ajudar.
Como qualquer aparelho tecnológico, a vida útil de
um equipamento está relacionada com os cuidados que recebe e com
interferência externa. Um relógio de impressão digital está sujeito a
dezenas ou centenas de toques diários. Ou seja, um relógio tocado
centenas de vezes ao dia pode ter sua vida útil encurtada em relação a
um relógio de reconhecimento facial, que não terá tantas interações
físicas.
Sim. As variações de temperatura anuais no Brasil
não são significantes para causar danos ao equipamento.
O relógio de reconhecimento facial não precisa ser
tocado com tanta frequência quanto outros tipos de relógio, o que pode
aumentar significativamente sua vida útil. Além disso, os
reconhecimentos são mais rápidos, o que ajuda a encurtar filas em pontos
de acesso movimentados.
Os relógios escolhidos pela Evartel possuem uma
capacidade altíssima de registros, uma empresa com uma quantidade de
funcionários maior do que o relógio de menor capacidade, certamente terá
necessidade de mais de um equipamento, já que os colaboradores se
concentrarão em setores distintos na empresa.
Depende da estrutura da empresa, e do fluxo de
funcionários dentro de um mesmo espaço. Uma empresa com dois pontos de
entrada e saída, mas poucos funcionários, pode optar por um relógio de
ponto central para todos. Uma empresa com somente um ponto de passagem,
mas muitos funcionários, pode evitar as filas colocando um relógio por
setor, ou lado a lado em um local central. Também há a possibilidade de
instalar um relógio por entrada, e no caso de mais de um andar de
operação, o mais comum é existir um relógio para cada. Nós te ajudamos a
fazer essa análise.